Juventude Batista do Iguaçu

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

JUVENTUDE BATISTA DO IGUAÇU RELATÓRIO DE ATIVIDADES - 2009

Após o feriado de carnaval e 2009, a diretoria eleita no congresso anterior, reuniu-se para planejar a estratégia que seria adotada pela equipe durante o primeiro ano de gestão. Após análise da situação pela qual passava a JUBIG na época, decidiu-se que o caminho a seguir seria inicialmente o da estruturação e do planejamento.

A partir desta conclusão inicial, a primeira atitude tomada foi a identificação da missão da JUBIG e o desenvolvimento de sua visão. Ao produzir estes dois conceitos, dois fatores fundamentais foram levados em conta: a necessidade de desenvolvimento de ministérios de juventudes locais saudáveis e a prioridade de se trabalhar pela expansão do evangelho.

O primeiro fator consiste na essência de todo o trabalho a ser feito entre os jovens Batistas do Iguaçu e por este motivo foi incluído na missão da JUBIG, é para isso que este departamento existe. O segundo fator, por ser um sonho compartilhado pela diretoria e por ser conseqüência imediata da efetivação da missão, foi incluído na visão.

Com uma razão para existir e uma visão par alcançar a JUBIG pôde caminhar no sentido de operacionalizar sua estratégia. A primeira ação prática foi o desenvolvimento de uma identidade visual que pudesse comunicar adequadamente os valores da JUBIG enquanto departamento de jovens da BIG. Essa identidade visual contemplou a elaboração de uma logomarca e a publicação de um blog que serve como o canal de relacionamento institucional entre a JUBIG, as igrejas e os jovens.

A segunda ação prática consistiu na elaboração de uma pesquisa descritiva do Perfil do Jovem Batista do Iguaçu. Partiu-se do pressuposto de que é impossível desenvolver ministérios de juventude saudáveis sem saber primeiramente quais sãos as necessidades destes ministérios, ou por outra perspectiva, é impossível estimular este desenvolvimento sem saber o que a juventude local precisa para fazer isso.

Nem mesmo é possível precisar atualmente o que significa um ministério saudável, têm-se apenas indicadores qualitativos e subjetivos que se fundamentam no empirismo de nossa experiência com os jovens, estes indicadores permitem uma análise apenas superficial da situação atual da juventude, mas ainda não oferecem condições de trabalho adequadas. Isto significa que atualmente é impossível determinar se para executar sua missão a JUBIG deve realizar eventos, congressos, palestras ou coisas do gênero.

Sendo assim, é necessário identificar as necessidades críticas das igrejas locais no que tange ao ministério com jovens e fundamentar as futuras ações, projetos e eventos da JUBIG no sentido de oferecer as igrejas e aos jovens ferramentas e capacitações específicas para o desenvolvimento de ministérios saudáveis.

A diretoria da JUBIG trabalha atualmente no sentido de operacionalizar antes do fim de 2009 esta pesquisa do perfil do jovem Batista do Iguaçu, espera-se que em um horizonte muito próximo, as informações coletadas permitam a JUBIG multiplicar suas ações e pulverizar sua presença na BIG transformando-a em uma organização que de fato seja um referencial na expansão do evangelho de Cristo através da formação de uma Juventude Local saudável.

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial