Juventude Batista do Iguaçu

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pr. Israel Belo : Qual o valor da religião?

Qual o valor da religião?

O vídeo disponível no link acima apresenta um dos episódios do programa "Sagrado" exibido pela Rede Globo de televisão. No vídeo, o Pr. Israel Belo, da Igreja Batista de Itacuruçá - RJ, opina sobre o valor da religião para o ser humano.

Segundo o site da Globo, Sagrado é um convite para o telespectador aprofundar seu interesse pela diversidade que caracteriza o mundo religioso no Brasil. Proliferam na sociedade preconceitos e desinformações sobre esse mundo. A série procura dar uma contribuição para o estabelecimento de uma relação mais igualitária entre diferentes tradições religiosas, ao propiciar a várias delas visibilidade e expressão públicas.

Clicando aqui você encontra mais informações sobre o programa.


Segundo a reportagem Deus é Pop da Revista Época, em junho deste ano, uma pesquisa feita por um instituto alemão mostra que 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam ser profundamente religiosos.

De fato, este é um tema que "dá pano pra manga", principalmente entre a juventude. Não podemos afirmar se o programa da Rede Globo poderá de fato "dar uma contribuição" para o "estabelecimento de relações mais igualitárias" entre as religiões. Porém, a iniciativa da emissora alimenta em um tempo muito propício ao debate,diga-se de passagem, a discussão sobre o ecumenismo entre os protestantes. Vale questionar: De que forma deve o jovem Batista posicionar-se diante de iniciativas ecumênicas e "igualitaristas"?

Observando o site prazer da palavra, de autoria do Pr. Israel Belo, um dos maiores ícones Batistas atualmente, observei que sua participação no programa da Rede Globo foi recebida de várias formas. Alguns comentários críticos e contrários e muitos favoráreis e motivadores à sua iniciativa.

Embora "Sagrado" busque uma resposta, ou de outro ponto de vista, mais perguntas sobre o "valor da religião", discutir este "valor" entre os brasileiros é a mesma coisa que discutir o valor do futebol, é algo factível, cultural, presente no cotidiano da população, principalmente do jovem. É muito fácil perceber, não há neste país ateísmo que sobreviva entre a juventude. A grande questão é: Qual é o resultado da experiência religiosa do jovem brasileiro? Qual é a influência social, política e principalmente espiritual destes 65% "profundamente religiosos"?

Por seus frutos os conhecereis, porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figo dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
(Mt 7. 16-18)

Haralan Mucelini


Todos os leitores do blog se assim quiserem podem postar aqui suas respostas e opiniões sobre estas questões. Esta discussão está disponível de forma mais ampla na comunidade da Juventude Big no orkut.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial